PAP 2018/19

Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial - Mecatrónica 

Diogo Almeida

Miguel Rodrigues

Sistema automatizado de iluminação e alarme (Escola)

Este projeto, designado de "Escola Automatizada", tem como objetivo controlar a iluminação exterior do perímetro escolar, de forma uma automática, através de sensores de movimento (PIR) colocados estrategicamente e uma LDR para conseguirmos simular a noite.

Usámos também um LCD com a função de indicar a mensagem: "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANADIA", ou então, quando o alarme estiver armado e o sensor PIR detetar movimento aparecerá a seguinte mensagem: "ALARME LIGAR GNR".


João Silva

Gil Cadima

Kart com motor a combustão

Este projeto teve como objetivo a realização de um kart com um motor 80cc 2 tempos, com um painel para controlar luzes, piscas, médios e máximos.

Uma ldr que ativa automaticamente os médios quando começar a escurecer.

Usou-se um Arduíno para comandar os faróis, reutilizados. Para comandar conjuntos de leds ao mesmo tempo recorremos a transístores.


Tiago Santos

João Simões

Casa automatizada

O projeto consiste num sistema automatizado que faz o controlo de uma casa tanto através de um telemóvel como através de um sistema de botões.

Através de um telemóvel, conseguimos controlar uma lâmpada e uma tomada. Através de quatro botões, conseguimos também controlar a mesma tomada e a mesma lâmpada e ainda ativar o alarme da casa. Também é possível comunicar via serial com outro Arduino, responsável por abrir e fechar um portão.

Na casa estão ainda quatro sensores (sensor pir, sensor magnético da janela, sensor de vibração, ldr) que vão fazer ativar o alarme e ligar automaticamente a iluminação exterior.


André Gomes

David Raimundo

Portão com código de acesso

O  portão com código de acesso que tem de ser introduzido por um teclado matricial, mas também pode ser controlado por um botão de pressão (ligação com outro Arduíno) e por Bluetooth.

Foram colocados 2 fins-de-curso, um para indicar que o portão se encontra fechado e outro que está aberto. Ao introduzir o código de acesso o relé responsável pela abertura "atraca" e aciona o motor, fazendo o portão abrir. Depois de um certo tempo, o relé responsável por fechar o portão atraca.

Usou-se também 1 sensor IR Emissor e 1 sensor IR Recetor para impedir o portão de fechar caso um obstáculo fosse detetado. Nesta situação não só o portão é parado, como inverte o sentido (abre). Enquanto o obstáculo se mantiver entre os dois sensores o portão não irá fechar.


Miguel Almeida

António Pedro

Parque de estacionamento automatizado (para camiões)

Este projeto tem como objetivo controlar o estacionamento rodoviário, de forma automática, através de sensores colocados estrategicamente para o bom funcionamento local.

No modo automático (selecionado por botão), o sistema recorre à leitura de de cartões por RFID para permitir o acesso e saída do parque. No modo manual comanda as cancelas por acionamento de um botão de pressão.

São usados servos motores para simular as cancelas. Quando a contagem dos carros estiver a 0 a cancela abre deixando a carro passar e estacionar. Quando o estacionamento estiver cheio, mesmo passando o cartão, a cancela não abre. Os sensores IR tem a função de não deixar a cancela fechar enquanto o carro estiver por baixo dela.

Ao passar o cartão no sensor este vai transmitir ao display LCD a matrícula do carros e o respetivo proprietário do carro.

Agrupamento de Escola de Anadia © Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora