
PAP 2018/19
Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial - Mecatrónica
Diogo Almeida
Miguel Rodrigues
Sistema automatizado de iluminação e alarme (Escola)
Este projeto, designado de "Escola Automatizada", tem como objetivo controlar a iluminação exterior do perímetro escolar, de forma uma automática, através de sensores de movimento (PIR) colocados estrategicamente e uma LDR para conseguirmos simular a noite.
João Silva

Gil Cadima
Kart com motor a combustão
Este
projeto teve como
objetivo a realização de um kart com um motor 80cc 2 tempos, com um painel para
controlar luzes, piscas, médios e máximos.
Uma ldr que ativa automaticamente os médios quando começar a escurecer.
Usou-se um Arduíno para comandar os faróis, reutilizados. Para comandar conjuntos de leds ao mesmo tempo recorremos a transístores.
Tiago Santos
João Simões
Casa automatizada
O projeto consiste num sistema automatizado que faz o controlo de uma casa tanto através de um telemóvel como através de um sistema de botões.
Através de um telemóvel, conseguimos controlar uma lâmpada e uma tomada. Através de quatro botões, conseguimos também controlar a mesma tomada e a mesma lâmpada e ainda ativar o alarme da casa. Também é possível comunicar via serial com outro Arduino, responsável por abrir e fechar um portão.
Na casa estão ainda quatro sensores (sensor pir, sensor magnético da janela, sensor de vibração, ldr) que vão fazer ativar o alarme e ligar automaticamente a iluminação exterior.
André Gomes
David Raimundo
Portão com código de acesso
O portão com código de acesso que tem de ser introduzido por um teclado matricial, mas também pode ser controlado por um botão de pressão (ligação com outro Arduíno) e por Bluetooth.
Foram colocados 2 fins-de-curso, um para indicar que o portão se encontra fechado e outro que está aberto. Ao introduzir o código de acesso o relé responsável pela abertura "atraca" e aciona o motor, fazendo o portão abrir. Depois de um certo tempo, o relé responsável por fechar o portão atraca.
Usou-se também 1 sensor IR Emissor e 1 sensor IR
Recetor para impedir o portão de fechar caso um obstáculo
fosse detetado. Nesta situação não só o portão é parado, como inverte o sentido (abre). Enquanto o obstáculo se mantiver entre os dois sensores o portão não irá fechar.
Miguel Almeida
António Pedro
Parque de estacionamento
automatizado (para camiões)
Este projeto tem como objetivo controlar o estacionamento rodoviário, de forma
automática, através de sensores colocados estrategicamente para o bom
funcionamento local.
No modo automático (selecionado por botão), o sistema recorre à leitura de de cartões por RFID para permitir o acesso e saída do parque. No modo manual comanda as cancelas por acionamento de um botão de pressão.
São usados servos motores para simular as cancelas. Quando a contagem dos carros estiver a 0 a cancela abre deixando a carro passar e estacionar. Quando o estacionamento estiver cheio, mesmo passando o cartão, a cancela não abre. Os sensores IR tem a função de não deixar a cancela fechar enquanto o carro estiver por baixo dela.
Ao passar o cartão no sensor este vai transmitir ao display LCD a matrícula do carros e o respetivo proprietário do carro.